Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Wednesday, April 12, 2006

Il dottore

Eu tenho um novo amigo. Ele é médico. Eu sempre tive fascinação pelos doutores. Quer dizer, quando criança, tinha medo. Mas depois, namorei um e passei a ouvir atenta e emocionada as histórias do PS, as tristes e as alegres, as de esperança e as de revolta. Tenho especial interesse naqueles casos raros ou difíceis que foram curados pelo brilhantismo – ou pela sorte – de uma equipe.

Acho que a simpatia vem do fato de eles terem optado pela profissão que eu não tive coragem de escolher. E talvez por isso, goste tanto de ressaltar as semelhanças entre a turma do estetoscópio e a galera da redação. Tanto na medicina quanto no jornalismo, é preciso ter uma forte noção de ética, trabalhar 24/7 e sofrer em famigerados plantões. Aos olhos de quem está de fora, as duas carreiras são vistas com admiração e respeito, mas quem está dentro sabe muito bem que não há nada de glamouroso na rotina de um residente ou de um repórter.

Meu amigo é um médico que acredita que pode fazer a diferença nesse mar de lama que é o sistema de saúde pública no Brasil. Faz plantões de 48 horas sem nem ao menos ter uma cadeira para se sentar. Não tem medo de falar duro com os burocratas do hospital e lutar por condições mínimas de trabalho. Seu entusiasmo e integridade, mesmo diante de tantas adversidades, são tocantes. Num meio em que o ego e o dinheiro muitas vezes falam mais alto, ele nunca esquece – e não deixa os outros esquecerem -- que, antes de tudo, está lá para salvar. Ou pelo menos, tentar salvar.

Para ele, não existe a tecla “foda-se”, porque sabe que apertá-la pode significar o fim de uma ou várias vidas.

Labels:

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Acho uma das profissões mais lindas que existem, mas a última que escoheria para ter. Sobre as comparações entre o hospital e a redação, assim como jornalistas, médicos só andam em bando, só falam de medicina e perde alguns pudores (como nós, após noticiar tanta morte e crimes). Mas mesmo assim não sabem fazer outra coisa...

11:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Se me escrevem algo assim eu choro.

5:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Três dias sem atualizar? O padrinho deste blog não gosta disso!

5:53 PM  

Post a Comment

<< Home

<