Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Wednesday, March 28, 2007

Borat





“Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan” foi o filme mais comentado nas mesas de bar nas últimas semanas.
Fui atraída ao cinema na expectativa de uma comédia inteligente e de uma crítica divertida aos Estados Unidos.
Não gostei. O humor de Sacha Baron Cohen, criador e intérprete do personagem, não me agrada em nada. Não inova – é um “Trapalhões” com menos inocência e mais mau gosto. E a tal crítica à terra de Bush é fraca, muito fraca. Terminei o filme simpatizando mais com os americanos do que com o protagonista.
Se o “segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão” viajasse ao Brasil para pregar pegadinhas em fanáticos religiosos, adolescentes e grã-finos tupiniquins, duvido que a reação fosse “melhor” do que a dos americanos.
As gafes que tanto arrancam riso são forçadas e não fruto das diferenças culturais entre os americanos e os cazaques.
Mas em vez de continuar a escrever sobre o filme, sugiro a leitura da coluna de Marcelo Coelho na Folha de S. Paulo de hoje. Raramente uma resenha reflete tão fielmente a minha opinião sobre uma obra. Concordo com todos os pontos.

Labels:

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não gostei do filme. Não entendi as pessoas convulsionando de tanto rir ao meu lado, sinceramente. Ok, a cena das baratinhas é boa. Só.

4:40 PM  
Blogger F. said...

Não vi, nem pretendia, mesmo antes de ler sua crítca. Agora então...

6:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah... eu gostei... Mas pensei algo como vc. Se o filme fosse rodado no Brasil, todo mundo por aqui estaria revoltado.

[ www.estadodecirco.net ]

1:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

concordo com o ferdi!

10:46 AM  
Blogger Don Rodrigone said...

vi, gostei... achei um humor de gosto duvidoso... mas corajoso ainda assim... acho bacana essa diferença entre tipos de humor, principalmente quando se foge do politicamente correto e se mexe exatamente onde incomoda... Borat faz isso muito bem. Mas é desagradável em vários momentos, o que incomoda muita gente. Se fosse no Brasil, a coisa seria ainda pior. Nosso país quer ser levado a sério de qualquer jeito, mesmo sendo uma infame piada.

1:06 PM  
Blogger Andréa said...

M., querida, eu concordo contigo e com o Coelho, mas queria acrescentar o meu porem. Tem tambem todo um timing e o problema do ponto de vista cultural. Veja soh, quando essa comedia foi lancada aqui, ninguem sabia direito o que era verdade e o que era brincadeira no filme. Foi um tapa em todo mundo. Essa surpresa aliada a coragem do Sacha de ser politicamente incorretissimo aqui no EUA nos acertou em cheio- foi super refreshing ve-lo despir a America careta e preconceituosa sem perdao. Ao chegar no Brasil, o assunto inteiro ja estava diluido, digerido, debatido, criticado, etc. A graca foi-se com certeza, ainda mais quando o publico ao ouvir tanto que o filme eh excelente, criou uma expectativa enorme (e sabemos que as chances de se odiar um filme depois disso sao altas). Eh isso.
Beijao de Happy Friday pra tu.

4:22 PM  

Post a Comment

<< Home

<