Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Sunday, April 23, 2006

A Festa Nunca Termina


Planejava a minha mudança para a Europa quando assisti pela primeira vez “O Albergue Espanhol”.
Amei! Era exatamente aquele tipo de experiência que eu buscava. Abrir minha mente, conquistar territórios, conhecer o novo: gente diferente, estilos distintos, pensamentos diversos.

No filme, o francês Xavier recebe uma bolsa de estudos e vai para Barcelona fazer pós-graduação. Lá, acaba indo morar numa casa globalizada onde a baderna é instituída, mas um forte senso de camaradagem, também. Com uma pitada de irresponsabilidade e zero de preocupação, a turma vive o presente. A festa nunca termina. Brigas, baladas, risadas e ressacas são vivenciadas intensamente.
Claro que, no final, o aprendizado de Xavier em terras espanholas vai muito além do mestrado em economia. A história termina com o fim do intercâmbio e desse emocionante período na vida do grupo.

“Bonecas Russas”, que está atualmente em cartaz, é a continuação de “O Albergue Espanhol”. Cinco anos depois, Xavier e seus amigos, às vésperas de se tornarem trintões, se reencontram. O cenário mudou.
Há uma certa nostalgia dos tempos de albergue. As trapalhadas amorosas agora têm um sabor agridoce. As frustrações profissionais passam a sensação de que se tomou uma via que não leva para onde primeiramente se sonhou chegar. As cobranças familiares e/ou sociais dão a impressão de que algo saiu errado, muito errado. A soma de tudo faz os personagens finalmente pensarem no FUTURO.

Mais uma vez, me identifiquei. Assim como Xavier e companhia, eu – e percebo, meus amigos também – andamos assombrados pelo “fantasma do natal futuro”.
Outro dia mesmo, quando o mundo inteiro acordava quando a gente ia dormir e as aventuras aconteciam on the road, não podíamos imaginar que esse momento chegaria: descobrimos, finalmente, que a festa termina, sim. Em breve a música vai precisar parar e as luzes se acenderão.

E teremos de encarar uma vida sem estroboscópicas e altos decibéis, mas com filhos, prestações a pagar e, acredito, outra espécie de emoções.

Como vai ser, então? Não sabemos. Se ficaremos bem? Eu diria que sim.

Mas, por enquanto, não importa. Ainda faltam alguns hits para o DJ tocar na balada da minha vida e eu, definitivamente, continuo na pista.

PS. Duas das minhas frases preferidas de “O Albergue Espanhol”:

“When you first arrive in a new city, nothing makes sense. Everything’s unknown, virgin... After you've lived here, walked these streets, you'll know them inside out. You'll know these people. Once you've lived here, crossed this street 10, 20, 1000 times... it'll belong to you because you've lived there. That was about to happen to me, but I didn't know it yet.

“Later, much later, back in Paris, each harrowing ordeal will become an adventure. For some idiotic reason, your most horrific experiences are the stories you most love to tell.”

Labels: ,

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

se voce olhar em volta, vai ver que tem alguem ao seu lado na pista - na alegria e na tristeza...

"Drive boy, dog boy
Dirty numb angel boy
In the doorway boy
She was a lipstick boy
She was a beautiful boy
And tears boy
And all in your innerspace boy
You had hands girl boy
and steel boy
You had chemicals boy (...)"

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quando a luz acender reunimos os amigos e vamos tomar café da manhã em algum canto por aí. E segue a vida. Feliz.

1:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quando a luz acender reunimos os amigos e vamos tomar café da manhã em algum canto por aí. E segue a vida. Feliz.

1:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os 30 têm as suas vantagens. Vc não tinha capacidade para escrever um texto como esse há 10 anos.

12:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

E o DJ deveria ser obrigado a repetir sempre os versos postados pelo Jonas.

12:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tudo bem que estou "longe" dos 30, mas a festa não tem que terminar. Sim, sim, entendo o que vc disse... Mas acho que nada, absolutamente nada muda para pior ou mais chato senão queremos que mude! Se o destino mudar o rumo do barco, achamos outra trilha, outro DJ. Vai ser diferente, mas não menos alentador. Acho... :-)
PS.: Jonas, vc escolheu a música a dedo, não?

1:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

3 dias...

3:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

cada dia eu penso em adiar tudo...
nao quero acordar, nao quero que a musica acabe.
Sensacao de perdida no mundo... PRA SEMPRE.
beijos

7:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meus parabéns.
Again.
And again.
Má, tens escrito com maestria sobre nossos sentimentos. Apesar de eu ainda não estar perto dos 30, o meu DJ já começou a tocar a saidera. Claro que na vida sempre tem a festa de amanhã, mas nunca sabemos se vai ser igual a de ontem.
E sabemos que a nossa festa de ontem não se repetirá nunca mais. Talvez pior, talvez melhor. Igual, jamais.

Queria te dizer que tu fostes uma das, senão a, pessoa mais importantes da minha festa. Choro cada vez que lembro das nossas noites de escada, ou de cozinha. Cada vez estes momentos ficam mais longe na minha memória, e ao mesmo tempo melhores. Parece que a cada semana que se passa nas terras tupiniquins, melhor foram nossas interminaveis conversas (na verdade aulas de cultura, muito bem ministradas por vossa senhoria).
Escrevo-te hj, de Bogotá, Col. De um luxuoso quarto de hotel, trabalhando para o futuro da Força aérea deste país, qdo o que eu realmente queria era estar sentado naquela escada sem vergonha, falando de Chico, dos mutantes, de literatura, de amores frustrados, de planos futuros, histórias hilárias... queria estar falando qqr coisa, mas com vc.
Parece que mesmo qdo estamos no mesmo país, estamos milhas e milhas longe um do outro. Nossas (mais a minha q a tua) agendas são nossos maiores inimigos.
E pensar que eu reclamava dos indianos.

Te amo, do fundo desta alma que clama por outra festa!

Mil beijundas

9:22 PM  
Blogger Marina said...

Nenhuma festa estaria completa sem meus amigos queridos. Muitíssimo obrigada, Jonas, Sergio, Rodrigo, Camila, Fê e Junior.

10:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu continuo no meio da pista aqui em Londres te esperando!

8:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu quero a Wendy.

3:49 PM  

Post a Comment

<< Home

<