Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Monday, September 25, 2006

Evoé, Chico!

Foto by João Wainer

Carioca não é um show qualquer. Afinal, foram seis anos sem Chico ao vivo.
Portanto, ontem fui ansiosa ao Tom Brasil, com sede de Chico. E lá estava ele, mais magro do que jamais o vi, com seu jeito elegante. Sem papinho, com os gestos contidos. E não precisava de mais nada, não. Chico é assim.
A única brincadeira, já perto do fim, foi uma mímica sutil. Sutil como Chico.
O compositor favoreceu o novo disco, as canções lado B, um bom punhado do Circo Místico. Mas também presenteou a platéia com “Eu te Amo”, “Quem Te Viu, Quem te Vê”, “João e Maria”.
Carioca foge do óbvio. Talvez porque Chico foge dos clichês que tanto gostam de associar a ele. Dizem que é “entendedor da alma feminina”. Em um dos seus DVDs, ele explica que, na verdade, nunca conseguiu compreender as mulheres e daí a obsessão pelos pensamentos e atitudes delas. Por isso presta tanta atenção.
E por observar tanto, deságua num outro lugar-comum alardeado por aí: de que Chico é tímido. Besteira. Ele gosta é de olhar, bem mais do que ser olhado. E ir pra cima do palco, pra debaixo do spotlight, é ser visto. Portanto, Chico na ribalta é como passagem de cometa, só acontece em tempos esparsos.
Chico, com sua erudição simples, conhecedor dos detalhes da vida, é indispensável. Só não gosta quem nunca prestou atenção às letras.
Quem mais poderia ser responsável por tantas e tão memoráveis poesias em forma de canções?
Quem mais é capaz de escrever uma letra inteira com versos terminados em proparoxítonas? Quem mais consegue usar as palavras “paralelepípedo” e “escafandristas” em música?
Segue uma das suas letras – nova e linda –, da trilha sonora do filme “A Máquina”:

Porque Era Ela, Porque Era Eu

Eu não sabia explicar nós dois

Ela mais eu, por que eu e ela

Não conhecia poemas

Nem muitas palavras belas

Mas ela foi me levando

Pela mão

Íamos tontos os dois assim ao léu

Ríamos, chorávamos sem razão

Hoje, lembrando-me dela

Me vendo nos olhos dela

Sei que o que tinha de ser se deu

Porque era ela

Porque era eu

Labels:

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ai, que inveja de você! Já assistiu o DVD "Carioca", sobre a gravação do CD? Lindo! Recomendo.

8:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Chico é um dos maiores poetas do Brasil.
O Chico é um dos maiores músicos do BRasil.
O Chico é um péssimo cantor. Desafina tanto quanto a Carla Perez em suas incursões musicais.
O Chico foi genial.
Foi...
Parou no tempo e vive da glória conquistada, como seus pares Caê, Gil e etc ad nauseum.
O show pode até ser bom. Não vi. Mas q enche o saco o pessoal aplaudir tudo o q ele faz, aaaa, isso enche...
Ou Estorvo merece algum crédito ? Além, claro, do título extremamente apropriado ?

PS: Não deixo meu nome por causa da "patrulha"...

6:57 PM  
Blogger Marina said...

Agradeço a visita e o comentário. Todo mundo tem direito a exprimir sua opinião. Mas aviso que não vou mais permitir comentários anônimos cujo autor eu não consiga identificar.

7:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

As músicas novas são realmente lindas. Queria ter ido ao show. Mas infelizmente o preço estava um pouco salgado. Mas o show do Chico é um show que eu ainda quero ver...

2:37 AM  
Blogger Andréa said...

Lindo lindo!! E eu infelizmente perdi a chance de ver "A Maquina" quando passou aqui no festival em junho...
Beijo.

2:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu gosto muito do chico, das letras, de tudo... um dia até sonhei que ele colocou um piercing na minha boca! totalmente bizarro, primeiro pq chico buarque nunca deve ter nem sonhado em sem "colocador de piercing", segundo pq eu não tenho coragem de usar piercing, mas tenho duas tatuagens e estou quase partindo para a terceira!!

10:49 PM  

Post a Comment

<< Home

<