Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Tuesday, November 21, 2006

Anos Incríveis

Saí da faculdade há oito anos e ontem foi a segunda vez que voltei à Metodista. Me senti numa viagem ao passado. Tudo está muito mudado e, ao mesmo tempo, totalmente igual. O comércio nas redondezas cresceu, mas o Camelão, palco das primeiras bebedeiras da minha vida, não existe mais. A infame esquina da Rua do Sacramento hoje é ocupada por um restaurante chamado Aquarius.
Para entrar no campus agora é preciso fazer crachá e passar por uma catraca. Pensando bem, era um absurdo o livre acesso que havia. Qualquer um subia livremente a rampa que dava acesso à biblioteca e a todos os prédios batizados segundo o alfabeto grego.
O edifício Delta está exatamente o que era. Claro que a quantidade de computadores nas salas de aula quadruplicou, mas o piso encardido e as paredes pintadas de verde claro enjoado continuam intactos, como se o tempo tivesse parado no dia que deixei de freqüentar aqueles corredores.
Encostada contra a parede do segundo andar, vivi uma sessão nostalgia. Observei o vai-e-vem apressado dos alunos do jornalismo e, entre eles, juro que vi passar:
- uma garota que falava sem parar, mas não esquecia nenhuma vírgula;
- uma outra garota cuja camiseta dizia: “I´m a virgin. This is a very old T-shirt”;
- um maluquinho de barba falha e havaianas gastas que achava tudo um “tesão”;
- um guitarrista cabeludo de saída pro ensaio;
- um outro cabeludo tomando conhaque às 9 da manhã;
- um são-paulino roxo;
- O Incrível Hulk -- em três versões;
- um grande garoto oferecendo torta de uva para duas pequenas japinhas;
- uma atriz que decorava Moliére na escadaria e depois rolava como bola pelo chão;
- um apaixonado casal 20.

Labels:

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Má, querida, lindo, lindo!
Curioso notar que, assim como as instalações da Metodista, certas coisas mudaram tanto e outras permanecem exatamente iguais... como as tais vírgulas dessa faladeira - rs.
Faço questão de localizar nossas fotos e mandar para vc. Vai fazer um bem enorme para a alma, tenho certeza.
Mas como tenho "memória irritante" segundo alguns amigos, sou obrigada a te corrigir: enquanto a maioria tomava porre no Camelão, nosso bar eleito era o Planeta ABC, que também não existe mais. Apenas nas nossas fotos, mentes e corações. Beijos!

6:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ai Máááá!
Tô arrepiada... meus zóinhos marejam...
E muito engraçado, que no começo da descrição dos alunos, achei que você estivesse observando os atuais, mas algo me puxava para a semelhança de pessoas do passado. Mergulhei no clima e achei incrível!! Dá pra saber de primeiro momento "quem é quem"!!!
Seus textos me proporcionam prazer no ambiente de rtabalho!
Beijo grande amiga!!

10:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

E nessa mesma época... vc me escrevia cartinhas de papel!!! Que saudades!! Bjos amiga

4:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que delícia de texto, M. Que delícia de viagem no tempo, que gostoso lembrar daquelas escadarias e daquele verde enjoado, assim como do chão encardido. Que saudade.

2:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Também fiquei emocionado. Parabéns!!!!!!

12:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Também fiquei emocionado. Parabéns!!!! Eu sou o Hulk ou o são-paulino roxo?

12:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Até eu, que não conheço o povo todo, identifiquei muitos dos personagens.
bjs

5:47 PM  

Post a Comment

<< Home

<