Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Friday, October 27, 2006

Pequena Miss Sunshine


Nem lembro quando foi a última vez que saí tão empolgada do cinema. “Pequena Miss Sunshine” é um achado.
A história gira ao redor de Olive, uma garotinha de sorriso fácil e óculos old fashioned que sonha em participar do concurso de miss que dá nome ao filme. Sua família, então, resolve cruzar os Estados Unidos numa Kombi caindo aos pedaços para levá-la até o local da competição.
Caindo aos pedaços também estão as vidas dos passageiros do velho automóvel e o relacionamento entre eles. O pai fracassado (o ótimo Greg Kinnear) tenta ganhar dinheiro como guru motivacional. A mãe infeliz (Toni Collette) é uma fumante compulsiva. O irmão adolescente decidiu fazer voto de silêncio. O avô tarado é viciado em heroína. E o tio gay é um suicida em potencial.
Juntos, eles formam o antimodelo da família americana e, ao mesmo tempo, são vítimas típicas de uma sociedade que valoriza tanto a cultura "winner x loser".
E é essa característica tão ianque que vira alvo da crítica bem-humorada do roteirista estreante Michael Arndt, cujos dardos também vão em direção à “adultização” infantil, estimulada por bizarros concursos de beleza mirim.
“Pequena Miss Sunshine” é fruto do cinema independente norte-americano que, pelo descompromisso com grandes orçamentos e bilheterias astronômicas, costuma render produções autorais que aliam inteligência com entretenimento.
E o público, na propaganda boca-a-boca ou blog-a-blog, faz dessas produções sucessos mais lucrativos do que muito blockbuster.
“Pequena Miss Sunshine” já gerou sete vezes mais dinheiro do que custou. É, definitivamente, um filme vencedor.

Labels:

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ontem optamos não assistir a “Pequena Miss Sunshine” para ver “Pintar ou Fazer Amor”. Triste troca. O filme é fraaaaco.
Em tempo, lindo post. Quero mais.

6:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ontem optamos não assistir a “Pequena Miss Sunshine” para ver “Pintar ou Fazer Amor”. Triste troca. O filme é fraaaaco.
Em tempo, lindo post. Quero mais.

6:37 PM  
Blogger Andréa said...

Eu to doida pra ver. Minha sogra disse que foi ao cinema duaz vezes porque amou, e ela nunca vai ao cinema duas vezes.
Beijos.

11:48 AM  
Blogger Don Rodrigone said...

Amigo da ilustre Mari Veltri, recebi a recomendação de visitar esse blog... e estou realmente feliz com o que li. Miss Sunshine foi uma grata surpresa pra mim também. E achei mais um blog bacana pra passear de vez em quando...

=)

3:19 PM  

Post a Comment

<< Home

<