Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Tuesday, October 03, 2006

Leia se for mulher

Eu não gosto da “Veja”. Tampouco de livros de auto-ajuda. Mas li nas páginas amarelas da revista uma entrevista com Greg Behrendt, escritor americano do gênero, que me pôs a pensar.
Greg foi consultor sobre comportamento masculino para o seriado “Sex and the City” e é autor do best-seller “Ele Simplesmente Não Está a Fim de Você”, que se propõe a esclarecer para as fêmeas o modo de agir e pensar dos machos.
Minha primeira reação a esse tipo de manual-oráculo da conduta amorosa é achar tudo muito generalizado e típico pega-leitora de “Nova”.
Recentemente, porém, ouvi de uma amiga o seguinte comentário: “É difícil admitir que fazemos parte das estatísticas”.
Realmente. Quem disse que eu, você ou a fulana somos diferentes do estereótipo de moça solteira, independente e moderna do século 21? Quem prova que os caras com quem nos relacionamos fogem do padrão geral que existe por aí?
E, foi assim, aberta ao fato de que sou uma dessas mulheres às quais Greg fala, que li as seguintes constatações dele:

- As mulheres não aceitam o fim de uma relação. Encontram as desculpas mais mirabolantes para acreditar que o cara vai voltar pra elas. Não entendem que o contato que eles gostam de manter é apenas para aliviar a culpa por terem terminado a relação.
- Os homens são mais simples do que as mulheres imaginam. Para eles, só existem duas possibilidades: ou estão interessados na mulher e investem em sua conquista e na manutenção do namoro ou simplesmente não estão a fim dela. Só que nunca têm coragem de admitir essa falta de interesse. O que eles mais temem é ver uma mulher chorando ou fazendo escândalo na sua frente. É por isso que somem depois do primeiro encontro sem dar satisfação.
- Não há trauma ou trabalho em excesso que impeça um homem de assumir um relacionamento sério com uma mulher. Se ele realmente está interessado nela, não vai querer perdê-la.
- Se a mulher quer só diversão e sexo casual, não há problema em telefonar para o homem e convidá-lo para um encontro. A maioria deles adora esse tipo de convite. Mas isso não significa que o sujeito esteja a fim de namorá-la. Quem está interessada num relacionamento mais sério é melhor esperar que o telefonema parta dele, por mais que isso pareça machismo. Porque, se o homem realmente estiver interessado na mulher, ele vai ligar. Se tiver perdido o número de telefone, dará um jeito de descobri-lo.
- O maior problema hoje em dia é que elas estão disponíveis demais. Está muito fácil levar uma mulher para a cama, não existe o desafio da conquista. E, se fica muito fácil, perde a graça. O que instiga o homem é o mistério, o poder de sedução, a batalha e o prazer da vitória.

Não são revelações bombásticas. Nada que toda garota, no fundo, não saiba. Basta não esquecer na hora em que escuta um elogio ao pé do ouvido ou quando AQUELE gato passa perigosamente por perto.

Labels: ,

12 Comments:

Blogger Paulo C. said...

Fala sério, Má... Nenhuma mulher precisa de ajuda ou conselhos de ninguém - principalmente de um homem - para lidar com o jogo da sedução. Vocês já nascem sabendo aquilo que a gente nem consegue aprender. Vocês dão as cartas, fazem as apostas, blefam se e o quanto quiserem e batem com canastra real, enquanto a gente ainda não baixou nem um joguinho.
Um homem dando conselhos para mulheres sobre ... homens???!!!
É piada, né?

6:55 PM  
Blogger Marina said...

Parece piada, sim, Paulo, mas infelizmente não é. Nesse mundo atual de relacionamentos superficiais e modernismos não assimilados completamente, as mulheres -- e acredito, os homens também, estão perdidos. Não se sabe como agir. O que o autor fala não é nada além do que já sabemos. Mas andamos um pouco esquecidas.

7:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Má...
Demorou mas saiu o texto novo... e saiu bem.
Mesmo não sendo mulher eu li o texto...ta, o título é simbólico, eu sei...

Gostaria de manifestar aqui que o tal Greg falou tudo. Concordo com cada vírgula do aqui citado pela nossa grande amiga M.
Talvez o Paulo, aqui em cima, tenha razão. As mulheres sabem tudo e mais um pouco sobre homens. Confesso que sou um cachorrinho na mão delas. Mas o que o texto nos diz, eu acho, é que, apesar de saberem, elas se negam a acreditar. Se negam a acreditar que o cérebro masculino é mais ou menos como um computador.. código binário, 0 ou 1. Afim ou não afim.
Sexo casual? ok. Mas continua valendo o 0 ou 1. Se a menina for "0"? Sumimos. Se for "1"? Ligamos.
É prático, lógico e simples.

Elas que teimam em não aceitar. Teimam em tentar achar justificativas. "ele não me quis mais pq eu estou gorda (+2kg)" "pq eu falei isso ou aquilo" "pq meu cabelo estava horrível aquele dia"... como se nós, homens, nos influenciássemos por tão pouco.

Pensem nisso. Código binário. 0 ou 1.

Abraços

9:44 PM  
Blogger Andréa said...

Vou ter que discordar do Paulo e concordar com o Junior. O que o gringo falou tem tudo a ver. Se a mulherada levasse esses conselhos (que sao super simples) a serio, nao sofreriam tanto. Quando meu primeiro casamento terminou ouvi, de varias amigas, coisas do tipo: "vc vai deixar por isso mesmo?" ou "nao acredito que voces continuam amigos" ou "vc devia seduzi-lo e chuta-lo, soh de sacanagem", etc... Pelamordedeus, neh! Quem eh que tem tempo pra tanta bobagem? A vida eh muito mais simples que isso. MUITO MAIS. Odeio joguinhos e dramas, e a mulherada adora (nao digo todas, claro). E eh por isso que tem tanto livro como esse do gringo. Ate a gente aprender e ter mais vergonha na cara.
Beijos.

2:36 PM  
Blogger Paulo C. said...

O que a minha amiga Andréa falou aí em cima só confirma o que eu falei. Vocês têm as armas. Usam-nas as que querem usar. Não estou fazendo nenhum julgamento ético-moral. Apenas constato o que, pra mim, grita aos ouvidos e brilha aos olhos: quem seduz e manipula são vocês. Isso não as faz más, nem tampouco nos faz coitadinhos. Apenas, não temos tais recursos. Temos alguns outros, mas nesse campo, insisto, quem dá as cartas são vocês. E, mais, ninguém precisa ensinar a natureza masculina pra vocês: vocês já a conhecem. Vocês é que nos criam, caramba... Nós é que penamos pra entender a natureza feminina, dionisíaca, e quando chegamos a entender - depois de muito trampo e sofrimento, desenvolvendo sua própria alma feminina interna - estamos velhos demais pra nos beneficiarmos disso. A conversa é boa e precisa continuar...

5:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Legal essa discussão. Concordo com M. de que, lá no fundo, nós mulheres sabemos que o tal consultor tem razão. Mas "na prática a teoria é outra..."
Independente de qualquer coisa, continuo afirmando que constatar fazermos parte das estatísticas é algo realmente tenebroso...

8:11 PM  
Blogger Andréa said...

To adorando esse papo. Paulo, ta certo. Concordo que a mulherada faz e desfaz, brinca, tira onda, detem o poder... mas detesto a posicao de coitadinhas que muitas assumem quando fazem cagada e tomam pe na bunda. Aih o homem eh canalha, galinha, etc. e tal. A mulherada precisa utilizar suas armas com mais sabedoria e agir mais como "homens", sendo mais diretas, menos dramaticas, e dando tambem muito pe na bunda, hehe, com classe, claro. :)

2:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

O tio Greg está certo. Totalmente certo. Não tiro uma vírgula do que ele disse.

E acrescento um item. Quase toda mulher, quando se sente rejeitada, prefere usar uma solução fácil e rápida. E manda o clichê "homens são todos iguais". Sim, temos todos características em comum. Mas aí podemos dizer "mulheres são todas iguais". O que é verdade, também.

O gostoso de toda história é descobrir as pequenas diferenças. Que, na verdade, podem ser grandes diferenças.

3:49 PM  
Blogger Paulo C. said...

Pessoal em geral e Andréa, em particular.
Se houvesse uma estatística em cima da pergunta: "Quem dá mais pé na bunda: o homem ou a mulher?", aposto que as mulheres ganhariam na base de 80%. Mas isso é apenas uma conjectura.
De resto, concordo 100% com o que você disse no último parágrafo do seu último post: começaremos a ter mais chances de dar certo juntos quando as mulheres forem mais "homens" e os homens forem mais "mulheres". Ou seja, quando vocês decobrirem seu "animus" e nós descobrirmos a nossa "anima". Contudo, como isso é trabalho pra uma vida, fica esse paradoxo ao qual já me referi no post anterior: quando ficamos prontos, a vida já foi...
OBS.: Alguns amigos me chamam de Hardy Har Har, em alusão àquela hiena pessimista do desenho Lippy, The Lyon, (Hanna & Barbera), dos meus tempos de criança...He,he, he...Se é que vocês crianças sabem do que estou falando.

5:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem, os coments já estão tomando status de blog... daqui a pouco criam vida própria e assinam uma página....

Óbvio que as mulhers mandam e desmandam.... quem seduz ou deixa de seduzir são elas... mas a decisão continua nossa. Sim ou não. Sim para sempre? Sim para uma noite? Não para sempre? Nunca?

E concordo plenamente com o Rodrigo, qdo ele diz que as mulheres não aceita serem rejeitadas, simplesmente. Sempre buscam um motivo, geralmente menor e evasivo.. "homens são todos iguais", "homens são voláteis, superficiais e infantis".
Vcs tem que aprender a perder!
hahaha

Mesmo assim, não tem como viver sem elas. E tem gente que não gosta!

Abraços

9:55 PM  
Blogger Andréa said...

Paulo, "oh vida, oh azar", hehe, o melhor dessa historia eh que nao tem jeito, a gente adora, nao entende, mas vai morrer tentando, neh?! Gracas a deus! :)

2:50 PM  
Blogger Andréa said...

Paulo, "oh vida, oh azar", hehe, o melhor dessa historia eh que nao tem jeito, a gente adora, nao entende, mas vai morrer tentando, neh?! Gracas a deus! :)

2:50 PM  

Post a Comment

<< Home

<