Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Friday, April 27, 2007

Manifesto Contra os Fumantes Sem Modos

Não fumo. Nunca fumei. Confesso que não sei nem tragar.
Percebi que cigarro não era a minha aos 15 anos, quando, na casa de uma amiga, fui acender um no fogão e queimei a franja. Mas, como jornalista, freqüentadora de botecos e baladas, convivo bem com a fumaça e o cheiro do tabaco. Nunca reclamo. Deixo os amigos fumarem no meu carro (com os vidros abertos) e em casa (perto da janela).
O que eu não suporto – e daí vem o meu protesto – é fumante (e não-fumante também) sem educação. Se você gosta de dar suas tragadinhas, saiba, por favor, respeitar algumas boas maneiras para não incomodar – e principalmente – não causar danos maiores às pessoas ao seu redor.
Falo isso porque esta semana ia toda feliz dirigindo pela Av. dos Bandeirantes. Era 19h e consegui engatar a quarta, fato raro para o horário do rush em São Paulo. Estava com os vidros abertos e ia a uns 60km/h, quando um ASNO que vinha na mão contrária resolveu se livrar da sua bituca de Mallboro com um peteleco.
O pedaço de cigarro voou longe com força, atravessou o largo canteiro da avenida e veio parar justamente no meu colo, não sem antes bater na janela do carro para que as brasas se espalhassem não apenas pela minha calça risca-de-giz, como também pelas minhas mãos e costas.
Tirando o susto, o medo de me queimar e o pânico de um incêndio no meu Corsinha alienado, eu ainda tive de suportar o cheio de cinzeiro sujo que ficou dentro do carro.
Amaldiçoei esse fumante mal-educado, inconseqüente e com a mira involuntariamente (quero crer!) perfeita. E fiquei imaginando se as brasas tivessem caído no banco sem que eu visse ou perto de algo inflamável (ex. gasolina). Pior, se houvesse pegado no meu olho ou em uma criança?
Deixo aqui, então, meu manifesto. Se você quer fumar, o problema é seu. Mas, por favor, aprenda a segurar o cigarro de modo a evitar que a fumaça incomode o vizinho da mesa ao lado, ou a ponta queime alguém na pista de dança. E, principalmente, apague suas bitucas em cinzeiros e NÃO use de petelecos para se livrar dela. E tenho dito.
Bom feriado a todos.

Labels:

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ah! Estou até mais leve...

7:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Você é muito educada. Eu escreveria um texto sugerindo que um cigarro aceso fosse enfiado... deixa pra lá.

9:38 PM  
Blogger Paulo C. said...

O Rodrigo aí em cima disse tudo... ou quase tudo: faltou o "rabo".
Estou ficando velho e rabugento. Antigamente, se me perguntassem o que mais detesto numa pessoa, diria: "Falta de caráter", sem pestanejar.
Hoje, acho a falta de caráter uma coisa tão difundida que, se continuasse pensando assim, detestaria 98% da humanidade. Não tenho ódio pra tanto no meu coração.
No meu pessimismo, a única solução para falta de caráter é a mesma que a gente dá quando o computador trava de vez e não consegue nem reiniciar: formata o HD e começa do zero: é a solução pra humanidade. Outro Jardim do Éden com outro Adão ,outra Eva e outra Serpente, todos com mais caráter.
Dito isso, volto ao assunto dizendo que hoje, o que mais me tira do sério, a ponto de ficar com taquicardia e pressão alta, é gente folgada. Todo santo dia, pelo menos umas três vezes por dia, deparo com gente folgada na minha frente. Gente que não tem respeito por nada nem por ninguém. No trânsito então, a gente perde a conta do número de folgados.
Pra esses, acho a solução do Rodrigo perfeita: enfia qualquer coisa no ... deles.
Desculpem a má linguagem! Fiquei irritadíssimo só de ler o post e falar nisso.
Beijos, Má!!!!

10:14 PM  
Blogger F. said...

Caraca, inacreditável essa história! Como é que você não bateu seu carro?

10:10 PM  
Blogger F. said...

Caraca, inacreditável essa história! Como é que você não bateu seu carro?

10:10 PM  
Blogger Andréa said...

Nossa, que absurdo da mira perfeita isso, gente. Quequeissow? (como diz minha amiga Gabs). To contigo e nao abro. Abaixo a ma educacao.

5:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

sua ira é mais do que justa, M. voce foi agredida.
me incomoda apenas a hipocrisia dos nao fumantes

2:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

M., minha postura em relação aos fumantes é bem próxima da sua, só não sei a que se refere o Jonas com "a hipocrisia nos não-fumantes".

1:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu engrosso o grupo dos que perguntam: o que seria hipocrisia dos não-fumantes, Jonas?

6:25 PM  

Post a Comment

<< Home

<