Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Friday, September 21, 2007

Um Pulinho no Vizinho




A alternativa mais prática para o morador do “país tropical abençoado por Deus” (hahaha) conhecer, brincar e pagar mico na neve é ir até a vizinha Argentina, mais precisamente a São Carlos de Bariloche.
A cidade à beira do lago Nahuel Huapi (por conta da difícil pronúncia do nome indígena, vira “Manuel Api” nas bocas verde-amarelas), com sua famosa estação de esqui -- o Cerro Catedral -- é um destino popular há pelo menos três décadas, quando meus pais foram, na lua-de-mel, de Fusca até lá.
Hoje, com o câmbio favorável, esse pedaço da Patagônia (sim, lá já é Patagônia), ganhou o apelido de Brasiloche, devido à horda de paulistas, cariocas, pernambucanos, gaúchos, mineiros, etc., que invade a Calle Mitre, a rua principal, e também os restaurantes de parrilla, as pistas de esqui para iniciantes e as chocolaterias.
E como é chegada numa boa pechincha, a turma brazuca também faz fila na porta da loja da marca Puma, na mesma calle Mitre, esteja 20 ou 0º C do lado de fora. Os preços chegam a ser 40% mais baratos que na filial dos Jardins.
Mas é a 80 quilômetros dali, quase no Chile, que encontrei uma verdadeira jóia andina, incrustada na cordilheira.
É a Villa La Angostura, cidadezinha de centrinho charmoso, estação de esqui mais refinada e as surpreendentes baía Brava e baía Mansa. De circular, por 1 peso, se chega na ponta de uma península do Nahuel Huapi onde, de um lado, as águas circundadas por florestas verdes e montanhas nevadas são agitadas. E a poucos metros dali, do lado oposto, a baía é maior, e o lago é espelhado pela calmaria. Simplesmente lindo.

Obs. Mais fotos em http://www.flickr.com/photos/lebalmasque/

Labels:

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Texto delicioso. A vontade de viajar de sempre fica maior ainda.

11:28 AM  
Blogger Andréa said...

Concordo com a Camila. E sou doida pra ir ao Chile.

10:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pena que perdi a oportunidade de acompanhar vc e a Cami nas terras portenhas ano passado. A paisagem era diferente dessa, mas teria sido uma boa...

8:27 PM  
Blogger Marcos Bonilha said...

Chegará o dia em que conseguirei sair da Terra Brasilis para conhecer novos horizontes.
Bem-vinda de volta Má.
Estava com saudades dos textos, já.

9:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi amiga! Que viagem especial!
Adorei as fotos do flickr, o lugar parece mesmo um "achado", só podia ser vc para descobrí-lo!

Venha "descobrir" Levico Terme, uma cidadezinha a 15 min de Trento, nas montanhas, com 7.000 habitantes. Tb tem estação de ski and guess what? A 0 min de casa. Espero vc o Dado.

xoxo,
Anna

12:26 PM  
Blogger jardinière said...

querida, que texto mais cheio de surpresas, hein?
(acho que a maior foi a aventura dos seus pais de fusca! que incrível!)
saudades de vc. ainda bem que existem os blogs. andei remexendo - de leve - na terra do meu jardim. Como se fosse a coisa mais premente que eu tenho pra fazer, né? Pois é! Bjs

7:01 PM  

Post a Comment

<< Home

<