Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Friday, July 06, 2007

Melancolia

Certa vez, um terapeuta junguiano me disse que eu possuía (possuo) uma personalidade melancólica.
Acredito que melancolia seja tão difícil de definir quanto saudade.
Não é bom, não é ruim, pode ser bom, pode ser ruim.
Bem, hoje estou melancólica e me pus a pensar: seria a melancolia uma tristeza preguiçosa ou uma preguiça triste?
Entre as classificações do Houaiss, a que considerei mais próxima foi: “sentimento de vaga e doce tristeza que compraz e favorece o devaneio e a meditação”.
Já que os comentários desse blog andam movimentados, deixo a reflexão para vocês: como descrever tal sentimento?

Labels:

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

vou tentar: sentir falta de alguma coisa que não sabemos o que é; vontade de fazer alguma coisa sem saber o que; saudades de alguém... mas de quem?

às vezes me sinto melancólica também, deve ser normal ficar assim de vez em quando.

mais pensativa, quieta, sem querer conversar com ninguém, sem vontade de ver ninguém...

talvez seja uma vontade de ficar só com a gente mesmo!

=)

8:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eh o que eu sinto quando penso na epoca que voce morava aqui, amiga!

1:37 PM  
Blogger F. said...

Pra mim é aquela tristeza por algo que não vivemos, por uma razão indefinida. Mais ou menos como sentir saudades de um passado que não é seu, que aconteceu antes que você nascesse. Não há o que fazer a respeito, não faz muito sentido, mas a gente sente mesmo assim quando o presente se revela opaco, nublado, bobo.

7:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vejo melancolia como algo bom. É o momento em que se pensa sobre como a vida poderia ser/ ou é. Pensar em coisas que fez/ou faz a gente feliz, ou até mesmo triste. Vejo na melancolia um momento de reflexão/saudosa daquilo que gostaríamos de viver, ou vivemos. Nossa, ficou confuso. Outra hora eu desenho, vai ficar melhor, garanto.

4:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Melancolia? Tenho períodos negros. Quem não tem? Mas eles não me possuem. Eles não são da minha doença, mas de meu ser. Poder-se-ia dizer que tenho a coragem de tê-los.

1:01 AM  
Blogger Marcos Bonilha said...

Penso mais ou menos como a Vivi. Um momento para refletir sobre o que fizemos/faremos. Sobre o que deixamos de fazer ou que gostaríamos e não podemos. Justamente, por conta desses pensamentos, pode ser algo bom ou ruim.
Puxa, realmente é confuso rsrs.
Vou esperar o desenho da Vivi. hehe

10:46 AM  
Blogger Érico said...

Segundo os platônicos renascentistas, apenas os espíritos melancólicos podem ascender à beatitude da contemplação da divindade, através das proverbiais caraminholações com a cabeça apoiada no cotovelo.

10:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pra mim melancolia tem uma pecha de tristeza sem ser triste. Como alguns já disseram, uma mistura de saudades, com projetos, vontades e impedimentos de realizá-los. Acho que melancolia é sinônimo de Madeleine Peyroux. Ela traduz exatamente o que penso do tema: falar de coisas “tristes” de um jeito leve. É isso, melancolia é uma tristeza alegre.

1:22 PM  
Blogger Don Rodrigone said...

sempre que leio "melancolia" penso ter lido melancia... e melancia me dá saudade daquelas tardes fagueiras me lambuzando comendo essa fruta grande e estranha... uma saudade que mistura incerteza, uma certa tristeza de ter acabado e uma alegria de ser apenas passado... talvez a melancolia esteja aí no meio! E eu adorei o novo trident sabor melancolia.

3:40 PM  
Blogger André Debevc said...

Melancolia é a saudade do que poderia ter sido, é a esperança de um dia, de algum jeito, ter a certeza de que não se estava completamente errado.
Beijo! André

3:49 PM  

Post a Comment

<< Home

<