Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Sunday, May 21, 2006

Benjamim Botequim

Quando se está beirando os 30, é alta a chance de se ter um amigo romântico, corajoso e levemente maluco que decidiu largar tudo e abrir um bar.
Depois de mais de dez anos na labuta, de acordar cedo, de poupanças e aplicações de renda fixa, alguns resolvem se dar o prazer dos pequenos caprichos ou grandes sonhos. Há sempre aquela que resolve colocar uma mochila nas costas e dar a volta ao mundo e aquele que compra uma Harley Davidson.
Mas os meus preferidos são os que pedem demissão e vão pra trás do balcão.
Ter um amigo dono de boteco é o maior barato. Muito melhor do que freqüentar um bar cujo proprietário acaba virando seu chapa.
Porque o botequim já nasce como uma extensão da sala de estar, das outras tantas mesas de bar que já dividiram. É casa, é comida. E, se bobear, é roupa lavada.
Rola uma cumplicidade, uma familiaridade com o lugar. Não apenas se conhece o garçom pelo nome como ele sabe o seu apelido, a sua cerveja preferida e o seu time do coração.
Para você, sempre haverá um banquinho livre e uma caipirinha no capricho. Pode até aparecer sozinho por lá, que certamente vai encontrar algum conhecido.
Se quiser gastar a tarde ocupando uma mesa e bebericando uma só taça de vinho, tudo bem, ninguém vai fazer cara feia. As portas fecham, você passa para o lado de lá do balcão, pega mais um balde de Original, e nenhuma cadeira vai pra cima da mesa.
O meu bar de amigo é o Benjamim. Mais conhecido entre a diretoria como o bar da Ani.
A feijoada do sábado, dizem, é de comer ajoelhado. Ainda não provei, mas garanto que o escondidinho de abóbora é de lamber o prato.
E, melhor de tudo, foi eleito o ponto de encontro para assistir os jogos da Copa.
Mesmo que você não seja (ainda) amigo da proprietária, tenha uma certeza: o ambiente é pra lá de hospitaleiro. Duvida? Pergunte para a Dona Lúcia, a vizinha septuagenária do Benjamim e fornecedora das deliciosas empadinhas do cardápio. Graças à simpatia da Ani e de sua clientela, o burburinho da madrugada virou canção de ninar aos ouvidos da senhorinha.

PS. Como jornalista e amiga, eu dou o serviço: Benjamim Botequim, R. Vieira de Morais, 1.034, Campo Belo, tel. 5542-6196.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Má... adorei a dica... e como não tenho nenhum amigo que se lançou nessa aventura... vou arriscar conhecer sua amiga Ani... rs Quem sabe um dia marcamos uma caipirinha... afinal, se não sou amiga da dona do bar, acho que já quase arrisco dizer que tenho uma amiga que é amiga da dona do bar....rs Boa semana! beijos

8:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Má... que legal... adorei! agora é só marcar... e, respondendo à sua pergunta, cheguei por um link do Blog "Olhando a Banda Passar" que é de um amigo muito querido... aliás seu Blog foi uma indicação pessoal... ele sabia que teria a ver comigo... agora, como ele chegou a vc... não tenho a menor idéia...rsrsrsrs... Beijão e boa semana!

12:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nós amamos o Benjamin!!! E a dona dele, claro. Além de tudo isso, ainda posso dizer que a Ani é minha cupida favorita... hehe

1:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Entao quer dizer que voce preferiu o Benjamim ao jornalista do Observer, ne?

2:16 PM  
Blogger jardinière said...

Querida, que vontade de assistir aos jogos da Copa com vc no Benjamin, que nao conheco, mas parece mesmo ótimo. Me leve numa outra ocasiao! Beijo grande.

2:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

jabá em blog é a primeira vez que eu vejo! hahaha! preciso comer esta feijoada. faz tempo que nao me dou este prazer.

10:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Com toda a simpatia da Ani, o fato da dona do bar ser palmeirense vira apenas um detalhe - rs.

11:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Deu até vontade de conhecer o bar. Tenho certeza que a propaganda está no mesmo nível do bar. E origia]nal é original(mesmo meu comentário não sendo), simplesmente maravilhosa! rs

10:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

6:45 PM  

Post a Comment

<< Home

<