Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Sunday, June 04, 2006

Cidades Visíveis

Woody Allen é um apaixonado por cidades. Vide o modo arrebatado como sempre filmou Nova York e, mais recentemente, Londres.
Edward Hopper, pintando a solidão e inospitalidade da vida cosmopolita, a sua maneira, também declarou amor às metrópoles.
E Ítalo Calvino ao escrever sobre cidades falava de mulheres. (Ou seria o contrário?) Algumas escancaradamente deslumbrantes, outras com encantos escondidos, mas todas belas, únicas.
Conheci recentemente o trabalho de mais um enamorado dos aglomerados urbanos, o cartunista norte-americano Will Eisner. Ele exaltou como ninguém as belezas e feiúras de uma grande urbe em suas graphic novels.
Aprendi isso com “Avenida Dropsie”, espetáculo da Sutil Companhia de Teatro que levou uma das obras do desenhista para os palcos. Através de curtos fragmentos cotidianos, a peça conta o nascimento, transformação e decadência de uma avenida, seus prédios, moradores, sons e sotaques. O universo de Eisner foi tão bem adaptado que, por vezes, me senti diante de uma história em quadrinhos animada. A encenação é pura poesia e tem trilha sonora de arrepiar.
As características que mais curto no teatro de Felipe Hirsch, Guilherme Weber e companhia são a raiz pop e a proximidade com a estética do cinema. “A Vida É Cheia de Som e Fúria”, adaptação deles para “Alta Fidelidade”, do Nick Hornby, é minha peça preferida de todos os tempos. (boa notícia: voltará a ser encenada na comemoração de dez anos da trupe).
Mas “Avenida Dropsie” talvez tenha me capturado tão intensamente porque eu também sou uma apaixonada pelas metrópoles. Gosto da sensação de ter tudo ao meu alcance e de falta de tédio. Sinto-me amparada pelos sons, luzes, pessoas. Pelo comércio sempre aberto, pelo anonimato proporcionado, pela diversidade a cada esquina.

Labels:

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

que delícia de texto, máá.
fiquei com vontade de ver a peça.
beijos, amiga, continue mostrando seu olhar para nós!
ju

10:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

6:45 PM  

Post a Comment

<< Home

<