Le Bal Masqué

Masquerade! Every face a different shade...

Tuesday, October 16, 2007

Londres na Tela



Ao perceber que muitos leitores desse blog são, como eu, amantes de Londres, resolvi iniciar uma série de dicas de filmes que estão de alguma maneira relacionados à capital inglesa.
Minha primeira sugestão é a adaptação do romance “84 Charing Cross Road” que, em português, ganhou o nome “Nunca te Vi, Sempre te Amei”.
O endereço do título, ainda hoje procurado no centro de Londres pelos fãs do longa-metragem, é a localização da Marks & Co., uma livraria onde trabalha o reservado Frank Doel (Anthony Hopkins).
Durante anos, ele atende aos pedidos de uma cliente apaixonada por livros raros e usados que mora em Nova York, a escritora Helene Hanff, interpretada por Anne Bancroft (a eterna Mrs. Robinson).
Da correspondência entre os dois, nasce uma amizade pura e tocante. A paixão de Helene pela cidade, o amor aos livros e o carinho pelo livreiro crescem durante os 20 anos de comunicação escrita, mesmo sem ela nunca conseguir, por uma razão ou outra, atravessar o Atlântico.
Esse é um filme que mostra um mundo que não existe mais. Um mundo de troca de cartas, gentilezas e, principalmente, de amizade sem desconfiança ou interesse. Uma época em que um se preocupava com o outro, mesmo sem nunca se encontrarem. Um tempo em que as megastores ainda não haviam engolido os pequenos comércios de atendimento personalizado e a Europa sofria com o racionamento de alimentos conseqüente da Segunda Guerra Mundial.
Muito se discute sobre o quanto a história é verídica ou fictícia. Sabe-se apenas que a livraria e Frank Doel realmente existiram, e o livro foi escrito pela própria Helene. De qualquer forma, é um romance emocionante e triste, talhado para quem ama Londres e livros.
Prepare o kleenex, o cobertor e chame um amigo querido para ver junto.

Labels: ,

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Apóio totalmente a sequência de posts sobre Londres - ontem mesmo estava vendo as fotos de um amigo que acaba de chegar de lá.
Em quem não se diverte com os filmes românticos? Quero já conferir sua dica!

9:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acredita que esse eu ainda não vi, amiga? Tentei baixar por aqui, mas não encontrei...

Não deixe de fazer uma lista bem grande! Nosso querido Love Actually, Four Weddings and a Funeral, 28 Days Later, Match Point, Bridget Jones Diary, Closer etc, etc, etc.

Tb pode mencionar filmes que se passam no interior, como Pride and Prejucide (a série da BBC tb), Wuthering Heights, etc. Daí vc pode dividir com a gente sua enorme cultura sobre cinema, falando dos sets de filmagem de alguns dos filmes!

xoxo

11:01 AM  
Anonymous Anonymous said...


Sabe que muitas vezes penso nesse filme e na sua tocante história, quando estou escrevendo aqui para alguém de quem gosto muito, mas que nunca vi.
Não é o nosso caso, claro, ainda bem.
Mas penso que a internet e especialmente os blogs tornaram-se versões modernas da 84, Charing Cross Road e de seus personagens.
O filme fala de uma coisa que acontece muito por aqui: pessoas que se identificam e passam a gostar muito umas das outras, apenas pelas suas idéias.
Beijo!

2:49 AM  

Post a Comment

<< Home

<